quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Audiência Pública em Recife

No último dia 11/7 foi realizada na sede do Ministério Público de Pernambuco audiência pública para debater os efeitos do uso de agrotóxicos no estado.

É possível ter acesso a todo conteúdo da audiência baixando o áudio aqui.

Segue abaixo texto retirado do site do MPPE e a repercussão da audiência nas mídias eletrônicas e sites de entidades.

Os agrotóxicos contaminam a produção dos alimentos e a água. Além disso, um dado alarmante preocupa diversas entidades: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.
Na ocasião, o promotor de Justiça, Edson Guerra, ressaltou a importância do tema que deve interessar toda a sociedade. “É necessário que a sociedade discuta esta questão sobre utilização de agrotóxicos, de modo que reflita o quanto é prejudicial à saúde o seu uso. Diminuir sua utilização não basta, é preciso que sejamos radicais e afastemos os agrotóxicos de uma vez. Esta já é uma prioridade da Promotoria de Reforma Agrária”.

Os agrotóxicos causam uma série de doenças sérias para os trabalhadores rurais, comunidades rurais e toda a população em geral que consomem alimentos com substâncias tóxicas. Dados oficias também revelam que o brasileiro consome 5, 2 litros de venenos por ano. “É necessário educação ambiental e mobilização geral da população. Espero que tenhamos participação ativa dos demais órgãos para entender que a metodologia proposta de eliminar os agrotóxicos é o que vai salvar as nossas famílias”, pontuou Guerra.

Ainda na reunião, o coordenador estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Plácido Júnior e o padre Thiago Torby, também representando a CPT, salientaram sobre os problemas que os agrotóxicos geram para a sociedade. “O agrotóxico é só um tentáculo do monstro que alimenta as grandes empresas que lucram com esse modelo. É hora de discutirmos que modelo queremos para nós”, disse Plácido.

O globo
Diario de Pernambuco
Folha de Pernambuco

Conic
APIME
Centro Sabiá
MST
Terra de Direitos
MAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário